M.A.P.A
É um exame que pode fazer parte da lista dos exames de check-up. Consiste na instalação de um aparelho no paciente, cujo objetivo é monitorar a pressão arterial a cada 20 minutos durante 24 horas seguidas. Para realizar o exame, é instalado um manguito para medida da pressão arterial no braço do paciente. Esse manguito é acoplado a um pequeno gravador, que fica na cintura ou em uma pequena bolsa. O manguito deve ser sempre colocado no braço. Não existe validação para medição da pressão arterial em outros locais.
Além do check up, o exame costuma ser indicado nos seguintes casos (entre outros):
- Suspeita de hipertensão;
- Avaliação do tratamento da hipertensão;
- Avaliação de sintomas possivelmente relacionados à alterações da pressão arterial.
É um exame muito simples, que consiste apenas na instalação do equipamento no braço do paciente, onde permanecerá por 24 horas. Após esse período, o paciente deverá retornar ao laboratório para retirar o aparelho de monitoramento. É importante que o paciente mantenha suas atividades rotineiras, para que seja possível obter o melhor resultado do exame. O MAPA pode apresentar limitações em pacientes que apresentem arritmias cardíacas frequentes e parkinsonismo acentuado, pela dificuldade na leitura da pressão arterial . Em pacientes com inchaço no braço, mastectomia ou fístula para diálise bilateralmente, o exame não deve ser realizado.
O exame Holter e o MAPA podem ser feitos simultaneamente, utilizando-se apenas um gravador que registra o ritmo cardíaco e a pressão arterial. Entretanto, a presença de dois equipamentos pode potencializar o desconforto do exame.