ECG Computadorizado
É o exame complementar mais básico e mais utilizado em cardiologia sendo parte integral da avaliação cardiológica inicial. As células que compõe o coração, quando saudáveis, produzem uma microcorrente elétrica que será captada pelo aparelho de eletrocardiograma e na sequencia analisada com o auxilio de um computador.
O eletrocardiograma é uma forma de registro da atividade elétrica do coração. Referindo-se ao órgão como um todo, reflete os eventos elétricos do conjunto de suas células. O aparelho utilizado para realizar o exame é o eletrocardiógrafo digital. Ele capta a atividade elétrica por meio da pele do paciente, gerando imagens lineares em ondas que demonstram padrão. É um exame não invasivo que permite a identificação de arritmias, bloqueios e diversas doenças do coração, inclusive infarto agudo do miocárdio. Usado também em pré-operatórios, avaliações clínicas para atividades físicas e atividades profissionais.
O eletro de repouso de superfície é a forma mais comum do exame, simples e indolor. Sua duração máxima é de poucos minutos. Nesse método o paciente deita ou senta-se com o peito nu e tem sua pele limpa e desengordurada para receber os eletrodos. Com a pele pronta os eletrodos são conectados em partes específicas do corpo, como peito, braços e pernas.
Não há preparos especiais para a realização do eletrocardiograma. Não suspender os medicamentos de uso habitual.
Através da análise do eletrocardiograma (ECG), podem ser diagnosticadas ou suspeitadas arritmias, infartos agudos ou pregressos, alterações estruturais das câmaras do coração, alterações elétricas genéticas do coração, cardiopatias congênitas, dentre outras doenças até mesmo de outros órgãos.