O Hospital

Conheça a história do Hospital Evangélico de Iporá

        Fruto de determinação, da abnegação e do trabalho dos médicos William Jose Álvares e Suhail Rahal, o Hospital Evangélico de Iporá Ltda., foi fundado no dia 2 de abril de 1959 e desde aquela época tem procurado desenvolver uma filosofia voltada para a prestação de serviços à população do município e de toda a região circunvizinha, que até então não tinha qualquer assistência, inclusive dos Governos Federal, estadual e Municipal. Os hospitais mais próximos a Iporá ficavam há mais de 200 quilômetros de distância como era o caso dos localizados em Goiânia, Rio Verde, Cidade de Goiás e Áragarças (Fundação Brasil Central).


        Iporá era uma região em inicio de expansão e desenvolvimento e totalmente desassistida de serviços de saúde. Isto chamou a atenção dos médicos irmãos recém-formados pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná, William José Álvares e Vanderlaan José Álvares, que já conheciam o valioso trabalho que se desenvolvia em Anápolis (Dr. James Fanstone); em Rio Verde (Dr. Donald Gordon); em Ceres (Dr. Domingos Mendes da Silva) e também no hospital Samaritano de Mineiros.


  • Imagem-013.jpg

  • Imagem-012.jpg

  • Imagem-009.jpg

  • Imagem-004.jpg

  • Imagem-005.jpg

  • Imagem-006.jpg

  • Imagem-008.jpg

  • Imagem-003.jpg

  • Imagem-002.jpg

  • Imagem-001.jpg

  • Imagem-010.jpg

  • Imagem-011.jpg


DESAFIO


        Desafiados pelo Dr. Suhail Rahal que estava deixando o Hospital Samaritano de Mineiros, eles comprometeram-se em se estabelecer na cidade de Iporá, local próximo a Cachoeira de Goiás, terra natal de ambos. Assim, Dr. Vanderlaan se dirigiu para Rio Verde e Dr. William e Dr. Suhail a Iporá, onde, utilizando as instalações do Hospital São Marcos, começaram a prestar assistência a toda a região composta de cerca de 15 municípios e que tem Iporá como cidade pólo.


        Segundo o dr. William o trabalho foi difícil, dado ás condições precárias das instalações do prédio, que anteriormente servia de pensão. A energia elétrica era precária, as estradas estaduais e municipais se tornavam intransitáveis no período chuvoso. Mas apesar destas dificuldades, o hospital fincou estacas. No inicio de 1960 chega a Iporá o Dr. Humberto leão Veloso, natural de Rio Verde, que acabara de concluir seu curso de Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte e incorpora-se à equipe. No final de 1960, o Dr. Vanderlaan termina seu compromisso com o Hospital de Rio Verde e chega também a Iporá, enquanto o Dr. Suhail Rahal, volta para a Capital do Estado, Goiânia, onde funda o Hospital Evangélico de Goiânia.


ATENDIMENTO CRESCENTE


      Com o atendimento regional e crescente aumento da clientela, de acordo com o Dr. William, fazia-se necessário novas instalações que foram construídas ao lado do prédio velho que posteriormente foi demolido dando lugar a uma ampla construção. Neste período chega a Iporá, seu colega de infância, formado pela Universidade Federal do Paraná, Dr. Naphtali Menezes (Dr. César).


        Juntamente com Iporá, cresciam os municípios da redondeza e, conseqüentemente avolumava-se a clientela, o que faz com que novas e modernas instalações substituíssem as antigas e se incorporassem às mesmas. Com isto, o hospital passou a contar com uma área construída de 3 mil e 827 metros quadrados, 3 pavimentos para uso da parte de internação hospitalar, com novos amplos e modernos apartamentos e serviços de diagnósticos.


        Outros profissionais foram se incorporando à equipe médica como os Drs. José Ribeiro de Oliveira e Celso de Oliveira, e ainda seis médicos especialistas da Equipe Maranata, liderada pelo Dr. Samuel da Silva Marques. Também trabalham no hospital nas áreas de medicina, bioquímica, nutrição, fisioterapia e administração, filhos, noras, genros dos diretores proprietários do hospital.

Consulta de Exames